Correias Dentada Gol 1.0 MI 16 V e Parati 1.0 MI 16 V

Posted on 19/10/2008. Filed under: Correia Dentada, Dica Técnica |


Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AT 1.0 16 válvulas, proceda da seguinte forma:
1 – Posicione manualmente o volante do motor na marcação de zero grau (figura 1);
2 – Observe se nessa condição as marcas de sincronismo das polias dos comandos de admissão e escape coincidem na horizontal (figura 3);
3 – Observe ainda se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 4);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir. A correia dentada deve ser trocada a cada 60.000 Km.

Procedimento para substituição da correia

1 – Retirar a tampa de proteção do coletor e a proteção plástica superior da correia dentada;
2 – Retirar a correia poli – V ;
3 – Com o auxílio de uma ferramenta especial, fixar a polia do virabrequim e soltar seu parafuso de fixação (figura 5). Retirar a polia do virabrequim;
4 – Retirar a proteção plástica inferior da correia;
5 – Girar manualmente o motor e posicionar as polias dos comandos de válvulas na posição de sincronismo (figura 3). Com o auxílio de uma ferramenta especial, travar as polias nessa posição (Figura 6). Nessa condição, se a correia estiver perfeitamente sincronizada o volante do motor deve estar na marca de zero grau (figura 1);
6 – Solte a porca do tensionador. Utilizando – se uma chave Allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 2). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre – se que sem a correia há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
7 – Instale a correia nova, começando pela polia do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
8 – Com a chave Allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 2);
9 – Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor
10 – Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 2). Se for necessário reajuste – o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos comandos e do volante do motor) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente – vide item 5);
11 – Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim (com torque de 120N.m ou 12 Kgf.m) e a correia poli – V;





Dica
A utilização da ferramenta de travamento dos eixos comandos de válvulas, garante que no instante do tensionamento da correia dentada não se perca o sincronismo (ponto) das polias dos comandos.

No dia-a-dia nota -se que alguns profissionais, por não utilizarem a referida ferramenta, deixam a correia dentada fora do ponto. Quando isso acontece, observam – se oscilações contínuas na marcha- lenta do veículo. Além disso, devido à diminuição da depressão no coletor de admissão, verifica – se que a tensão enviada pelo sensor de pressão – MAP se eleva.
Ocasiona – se então, um aumento excessivo no consumo de combustível, embora o desempenho do motor fique aparentemente normal. Por isso, após instalar a correia dentada nova, dê dois giros manuais no motor e confira minuciosamente sua posição de sincronismo e seu correto os comandos.

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12 Respostas to “Correias Dentada Gol 1.0 MI 16 V e Parati 1.0 MI 16 V”

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QUAL A POSSIBILIDADE DA CORREIA DENTADA SOLTAR COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO ?
TROQUEI RECENTEMENTE A CORREIA DENTADA E O TENSOR AUTOMÁTICO, LOGO APÓS SAIR DA OFICINA, EM 5 MARCHA O CARRO PAROU DE FUNCIONAR, COLOQUEI EM MARCHA LENTA E PAREI O CARRO, LOGO PERCEBI QUE A CORREIA HAVIA SOLTADO E AS CONSEQUENCIAS SURGIRAM, EMPENARAM 08 VÁLVULAS.

QUAL O MOTIVO DA CORREIA TER ESCAPADO, SEGUNDO O MECÂNICO HOUVE TRANCO, NÃO HOUVE,PARA MIM ELE NÃO APERTOU AS DEVIDAS PEÇAS.
POR FAVOR RESPONDA-ME.
APÓS O MOTOR TER SIDO ABERTO SERÁ A MESMA COISA?

OLHA MESMO TROCANDO A CORREIA NÃO HAVERIA COMO MESMO EM SITUAÇÃO DE TRANCO ELA SOLTAR , OQUE PODE TER ACONTECIDO OU TER DEIXADO O A PORCA DO TENCIONADOR FROXA , ASSIM A CORREIA SOTANDO E PULANDO DENTE DE POLIAS E ACABANDO EMPENANDO VALVULAS .
A QUESTÃO DO REPARO PODE FICAR TRAMQUILO SE FOR FEITO TODO O SERVIÇO NECESSÁRIO NO CABEÇOTE O CARRO VOLTA A FICAR BOM E ATÉ MESMO MELHOR DO QUE ANTES . O SERVIÇO VAI SER ESTE :

*TROCA DE VALVULAS.
*ACENTAMENTO DE VALVULAS NO CABEÇOTE.
*TROCA DE JUNTAS SUPERIOR DE MOTOR .

APROVEITA E JA FAZ UMA DESCARBONIZAÇÃO NO MOTOR!

É ISSO QUALQUER OUTRA DUVIDA ESTAMOS AI.
OBRIGADO PELA VISITA .

Olá! Tenho um gol 16v 98/99 e está no tempo de trocar a correia dentada. Como sei que o mecânico é especialista? Podem me indicar alguém na zona norte de são paulo?

Gostei muito das informações aqui prestada,mas não encontrei nada sobre como sangrar ou tirar ar da direção hidraulica.Se puder ajudar,agradeço.Abraços

Olha não há a necessidade de sangrar o sistema de direção hidraulica , apenas coloque o fluido hidraulico aos poucos , de deixando uns 15 min. sem funcionar o automovel que o ar vai sair sozinho.

Obrigado pela visita.

Os pistões na verificação do ponto, tem alguma posição a ser verificada. Meu cabeçote foi retificado, como sei qual a posição das polias, ou uma vez sincronizadas conforme as fotos isso basta.

Preciso tirar todas as velas na hora de sincronizar, pois pelo que vi sincronizei mas o carro ta oscilando demais e gastando pra caramba. Preciso refazer, mas direitinho.

Deixando conforme as fotos basta , depois de todo o procedimento de umas 2 voltas nas polias pra verificar se realmente está no ponto , pra depois funciona-lo.

QUERO AGRADECER A ATITUDE DE VCS EM COLOCAR O DESENHO DA FORMA DE TROCAR A CORREIA DENTADA DESTE TIPO DE MOTOR PRA GENTE CONSULTAR… TIVE UM PROBLEMA DE CORREIA AQUI E RESOLVI GRAÇAS AO DESENHO…OBRIGADO A TODOS…

tem como mandar a troca do marea
obrigado

tenho um gol 1.0 16v ja rodei 16 mil km com a correia quando presciso fazer a troca. obrigado

A Troca da correia dentada é recomendada a cada 50.000 Km.


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