Defeito na vela de ignição pode gerar falha no motor

Posted on 23/08/2007. Filed under: Manutenção, Matérias, Motor |


Se o motor falhar quando se acelera ou em baixas rotações com carga elevada, é provável que o problema esteja no sistema de ignição. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta que este problema pode ocorrer por conta de um fenômeno chamado flash over. O efeito acontece quando a corrente elétrica passa pela face externa da vela de ignição, entre o pino terminal e o castelo metálico, que é a base de metal da peça.

Dentre as principais causas do flash over estão:
– Velas de ignição com desgaste acentuado nos eletrodos (final da vida útil)
– Mistura de ar/combustível pobre, principalmente quando se utiliza GNV (Gás Natural Veicular)
– Ponto de ignição atrasado, no caso de utilização de GNV.
– Folga entre os eletrodos acima do especificado
– Presença de resíduo ou umidade entre a vela de ignição e o terminal de borracha
– Taxa de compressão do motor elevada, ou seja, acima do especificado pelo fabricante.

Para identificar o flash over, o mecânico deve fazer uma avaliação do estado da vela e do cabo de ignição. O fenômeno deixa riscos escuros na superfície do isolador da vela, onde houve a passagem da corrente elétrica. Já no caso do cabo, pode-se observar riscos esbranquiçados na face interna do terminal de borracha.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: