Emblemas dos Fabricantes de Automóveis e Suas Histórias

Posted on 30/08/2007. Filed under: Curiosidades, Matérias |


Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos
de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos
aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos
aficionados por carros. *

*Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis,
no final do século passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras
associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um
símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade
Média, como os brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais
ficaram marcados na história do automóvel:





Porsche – São dois brasões sobrepostos – o da região de Baden-Württemberg
e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca
adotou o símbolo a partir de 1949.


Volvo – O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela
Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado
por movimentos feministas na Europa

Saab – Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar
aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de
automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com
cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a
cor da marinha.

Subaru – Na língua japonesa, Subaru significa “plêiade” (conjunto de
estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.

Renault – O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para
sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de
visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois “R”, em homenagem aos irmãos
Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.

Rolls RoyceOs dois “R” do logotipo eram estampados em vermelho. Com a
morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce
(1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.

Quadrifoglio – O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o
amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de
ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir
daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na
carroceria.

Peugeot – O leão estilizado, que representa a “qualidade superior da
marca” e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde
então, o logotipo sofreu sete modificações.*

Nissan – A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e
um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade)
remetem ao provérbio “sinceridade leva ao sucesso”. Nissan significa
“indústria japonesa


Mitsubishi – Um diamante de três pontas que remete à resistência e
preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: “Mitsu” significa três em
japonês; “Bishi”, diamante

Mercedes-Benz – A estrela de três pontas representa a fabricação de motores
para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou
cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria
brilhar sobre sua obra.


Maserati – O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno,
símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos
Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.


Jeep – Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da
sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos
destinados a vários tipo de uso.

Ford – O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase
inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho
das grades dos carros da marca.


Fiat – A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica
Italiana de Automóveis de Turim


Ferrari – O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no
avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra
Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a
adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.


Dodge – O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de
Kansas (EUA), no oeste norte-americano.

Chevrolet – Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi
baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos
fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant
guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel
que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.

Citroën – Os dois “V” invertidos, conhecidos na França como “Deux
Chevro
n”, simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre
Citroën, fundador da marca francesa.

Chrysler A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um
pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo
atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas
de 30 e 50.


*Lamborghini – O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma
homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro,
pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago)
têm nomes de touros famosos.

*Audi – As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que
fo
rmaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e
D
KW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG,
com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

Alfa Romeo – O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha
(brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da
família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a
combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o
sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.*

BMW – Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada
depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do
governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a
ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a
abreviatura de “Fábrica de Motores da Bavária” (Bayerische Motoren Werk).

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Uma resposta to “Emblemas dos Fabricantes de Automóveis e Suas Histórias”

RSS Feed for doMecânico Comments RSS Feed

muito interessante o post kra.

vi q vc colocou meu banner aqui, estou colocando o seu lah no blog tbm.

BLOG DA BULACHA LOUCA
http://blogdabulachalouca.blogspot.com/

** se vc estah procurando uma forma de divulgar o blog, eu sugiro que o faça pelo orkut. =P

grande abraço.


Where's The Comment Form?

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: