Manutenção na bomba de combustível evita pane seca

Posted on 02/05/2008. Filed under: Curiosidades, Dica Técnica, Injeção Eletrônica, Manutenção |


A Associação Brasileira dos Reparadores Independentes de Veículos (Abrive) recomenda aos motoristas que chequem a cada 20 mil quilômetros a bomba de combustível de seu veículo, pois caso este componente apresente problemas mecânicos, o motorista ficará com o carro parado por pane seca (falta de combustível). O problema é mais comum do que se imagina. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo, e da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), somente na capital paulista e nas rodovias do estado são guinchados cerca de 800 carros/dia por falta de combustível.

O motorista deve ficar atento, pois segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) parar o carro por pane seca é considerada infração média, rendendo multa de R$ 80,00, quatro pontos no prontuário, além de ter o veículo removido. A bomba de combustível do veículo pode apresentar diversos defeitos. Nos carros com injeção eletrônica, por exemplo, o componente é elétrico e pode queimar com o passar do tempo. Outra hipótese é a necessidade da substituição do relê da bomba de combustível, que também tem vida útil limitada.

"Os reparadores independentes têm equipamentos e são qualificados para detectar esses problemas nos testes, antes que o motorista fique com o carro parado na rua", diz o presidente da Abrive, Geraldo Luiz Santo Mauro. Mas não são apenas os defeitos na bomba de combustível do veículo que provocam pane seca. O carro pode apresentar rachaduras nas mangueiras ou ainda defeito no interruptor inercial – dispositivo de segurança dos automóveis mais novos que corta o combustível em caso de acidentes. Portanto, uma boa manutenção preventiva pode evitar transtornos e gastos desnecessários.

fonte:http://www.autoz.com.br

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: