Regulagem do ponto inicial de ignição – Parte 1

Posted on 30/05/2008. Filed under: Dica Técnica, Ignição |


Nessa edição falaremos sobre os procedimentos de regulagem do ponto inicial de ignição dos veículos equipados com os sistemas Le-Jetronic, Multec 700 TBI e FIC EECIV (autolatina).

Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic, Multec 700 TBI e FIC EECIV (autolatina) estão descritos nas dicas a seguir.

Dica 1: Regulagem do ponto de ignição – Sistema Le-Jetronic

Procedimento (vide figura 1)
Veículos sem EZK (Monza Classic até 91 e Monza 500 EF)
– Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
– Desligar o avanço à vácuo
– Manter a rotação em 900 RPM (marcha-lenta)
– Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
– Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em 8º APMS
– Apertar o distribuidor
– Reconectar o avanço à vácuo
Veículos com EZK
– Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
– Manter a rotação em marcha-lenta (850 a 950 RPM)
– Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
(GM e FIAT) ou para o volante do motor (FORD e VW)
– Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em:
-8º APMS (Monza MPFI e Kadett GSI)
-10º APMS (Uno 1.6R MPI)
-15º APMS (Gol GTI)
-12º APMS (Santa Executivo, Santana GLS, Quantum GLS, Versailles GHIA, Royale GHIA, Pointer
GTI,)
– Apertar o distribuidor

Dica 2: Regulagem do ponto de ignição – Sistema Multec 700 TBI

Procedimento (vide figuras 2 e 3)
– Dar partida no motor.
– Deixar o motor aquecer até ligar a ventoinha.
– Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
– Interligar os terminais A e B do conector ALDL – vide figura 2 (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)

– Aumentar a rotação até 2000 RPM.
– Soltar o parafuso de fixação do distribuidor.
– Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
– Apertar o distribuidor.
– Desligar o motor.
– Retirar o jumper AB conector ALDL.

Dica 3: Regulagem do ponto de ignição – Sistema EEC IV (autolatina)

Procedimento (vide figura 4)
– Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
– Com o motor em marcha-lenta, retirar o "shorting Plug" (a rotação irá subir para aproximadamente 1200 RPM) para desligar o avanço de ignição.
– Soltar o distribuidor.
– Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição (girando o distribuidor) em:
6º APMS Logus e Pointer – Monoponto – CFI (Álcool e Gasolina)
6º APMS Logus e Pointer – Multiponto – EFI (Gasolina)
9º APMS Todos com sistema EEC IV (exceto Veículos citados anteriormente)
– Apertar o distribuidor.
– Recolocar o"Shorting Plug" com o motor ainda em marcha-lenta.
– A UCE volta a operar Normalmente.

Nas próximas edições abordaremos a regulagem do ponto de ignição dos veículos equipados com os sistemas: motronic MP 9.0, IAW 1AVS, IAW 1AVI, IAW 1AVB e IAW 1AVP. Também serão abordados os procedimentos de montagem das rodas fônicas dos novos motores Volkswagen com ignição estática (sem distribuidor).

Essa dica foi retirada da Enciclopédia Automotiva Doutor-ie. Para saber mais sobre a Enciclopédia Automotiva Doutor-ie, ligue para 48 3234.6781 / 48 3234.3967 (NOVOS TELEFONES) ou visite a loja virtual www.doutorie.com.br
Colaborou: Válter Ravagnani

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