Regulagem do ponto inicial de ignição – Parte 2

Posted on 03/06/2008. Filed under: Uncategorized |


Nessa edição abordaremos a regulagem do ponto de ignição dos veículos equipados com os sistemas: Motronic MP 9.0, IAW 1AVS, IAW 1AVI, IAW 1AVB e IAW 1AVP.

Dica 1: Regulagem do ponto de ignição – Sistemas Motronic MP 9.0, IAW 1AVS e IAW 1AVI

Procedimento (vide figura 1):
– Dar partida no motor;
– Deixar o motor aquecer até desligar a ventoinha pela 2ª vez;
– Com o motor em marcha-lenta, retirar o "shorting Plug". Nesse instante, a rotação irá subir para aproximadamente 1200 RPM e o avanço de ignição ficará %u201Ctravado%u201D deixará de oscilar;
– Soltar o distribuidor;
– Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição, girando o distribuidor, em:
– 6º APMS* Gol MI 1000 8V
– 6º APMS* Gol/Parati MI 1000 16V
– Apertar o distribuidor;
– Com o motor ainda em marcha-lenta, recolocar o"Shorting Plug";
– Feito isso, a UCE voltará a operar normalmente. O avanço de ignição deve voltar a oscilar.

Dica 2: Regulagem do ponto de ignição – IAW 1AVB e IAW 1AVP

Procedimento (vide figura 2):
– Dar partida no motor;
– Deixar o motor aquecer até desligar a ventoinha pela 2ª vez;
– Com o motor em marcha-lenta, retirar o "shorting Plug";
– Desligar o motor por pelo menos 10 segundos (sem o "Shorting Plug%u201D);
– Dar partida no motor. A partir desse momento o avanço de ignição ficará %u201Ctravado%u201D deixará de oscilar;
– Soltar o distribuidor;
– Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição, girando o distribuidor, em:
– 9º APMS*
– Apertar o distribuidor;
– Recolocar o "Shorting Plug" com o motor ainda em marcha-lenta;
– Desligar o motor por pelo menos 10 segundos;
– Feito isso, a UCE voltará a operar normalmente. O avanço de ignição deve voltar a oscilar.

* Comentários:
– APMS: Antes do ponto morto superior.
– Nos veículos com motores AP, fabricados a partir de agosto de 98 (IAW 1AVP), não é necessário desligar o motor por 10 segundos. Nesses veículos o avanço de ignição é desativado automaticamente quando é desligado o "shorting plug".

Dica 3: Nunca elimine a capa de blindagem do distribuidor

– É muito comum a prática de se eliminar a capa de blindagem da tampa do distribuidor de ignição (figura 3).
– Normalmente os reparadores retiram essa capa sob a alegação de que a mesma facilita o surgimento de fugas de corrente da tampa do distribuidor para a massa do veículo.
– No dia-a-dia observa-se, claramente, que não é recomendada a eliminação da capa de blindagem.
A retirada desse componente pode ocasionar o surgimento de interferências eletromagnéticas no sistema. Conseqüentemente podem surgir falhas generalizadas no funcionamento do motor como:
– Motor não pega;
– Motor falhando;
– Marcha-lenta oscilando.

Essa dica foi retirada da Enciclopédia Automotiva Doutor-ie. Para saber mais sobre a Enciclopédia Automotiva Doutor-ie, ligue para 48 3234.6781 / 48 3234.3967 (NOVOS TELEFONES) ou visite a loja virtual www.doutorie.com.br
Colaborou: Válter Ravagnani

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: