Correias Dentada Gol 1.0 MI 16 V e Parati 1.0 MI 16 V
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AT 1.0 16 válvulas, proceda da seguinte forma:
1 – Posicione manualmente o volante do motor na marcação de zero grau (figura 1);
2 – Observe se nessa condição as marcas de sincronismo das polias dos comandos de admissão e escape coincidem na horizontal (figura 3);
3 – Observe ainda se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 4);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir. A correia dentada deve ser trocada a cada 60.000 Km.
Procedimento para substituição da correia
1 – Retirar a tampa de proteção do coletor e a proteção plástica superior da correia dentada;
2 – Retirar a correia poli – V ;
3 – Com o auxílio de uma ferramenta especial, fixar a polia do virabrequim e soltar seu parafuso de fixação (figura 5). Retirar a polia do virabrequim;
4 – Retirar a proteção plástica inferior da correia;
5 – Girar manualmente o motor e posicionar as polias dos comandos de válvulas na posição de sincronismo (figura 3). Com o auxílio de uma ferramenta especial, travar as polias nessa posição (Figura 6). Nessa condição, se a correia estiver perfeitamente sincronizada o volante do motor deve estar na marca de zero grau (figura 1);
6 – Solte a porca do tensionador. Utilizando – se uma chave Allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 2). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre – se que sem a correia há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
7 – Instale a correia nova, começando pela polia do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
8 – Com a chave Allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 2);
9 – Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor
10 – Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 2). Se for necessário reajuste – o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos comandos e do volante do motor) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente – vide item 5);
11 – Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim (com torque de 120N.m ou 12 Kgf.m) e a correia poli – V;
Dica
A utilização da ferramenta de travamento dos eixos comandos de válvulas, garante que no instante do tensionamento da correia dentada não se perca o sincronismo (ponto) das polias dos comandos.
No dia-a-dia nota -se que alguns profissionais, por não utilizarem a referida ferramenta, deixam a correia dentada fora do ponto. Quando isso acontece, observam – se oscilações contínuas na marcha- lenta do veículo. Além disso, devido à diminuição da depressão no coletor de admissão, verifica – se que a tensão enviada pelo sensor de pressão – MAP se eleva.
Ocasiona – se então, um aumento excessivo no consumo de combustível, embora o desempenho do motor fique aparentemente normal. Por isso, após instalar a correia dentada nova, dê dois giros manuais no motor e confira minuciosamente sua posição de sincronismo e seu correto os comandos.
QUAL A POSSIBILIDADE DA CORREIA DENTADA SOLTAR COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO ?
TROQUEI RECENTEMENTE A CORREIA DENTADA E O TENSOR AUTOMÁTICO, LOGO APÓS SAIR DA OFICINA, EM 5 MARCHA O CARRO PAROU DE FUNCIONAR, COLOQUEI EM MARCHA LENTA E PAREI O CARRO, LOGO PERCEBI QUE A CORREIA HAVIA SOLTADO E AS CONSEQUENCIAS SURGIRAM, EMPENARAM 08 VÁLVULAS.
QUAL O MOTIVO DA CORREIA TER ESCAPADO, SEGUNDO O MECÂNICO HOUVE TRANCO, NÃO HOUVE,PARA MIM ELE NÃO APERTOU AS DEVIDAS PEÇAS.
POR FAVOR RESPONDA-ME.
APÓS O MOTOR TER SIDO ABERTO SERÁ A MESMA COISA?
Edson
05/02/2009
OLHA MESMO TROCANDO A CORREIA NÃO HAVERIA COMO MESMO EM SITUAÇÃO DE TRANCO ELA SOLTAR , OQUE PODE TER ACONTECIDO OU TER DEIXADO O A PORCA DO TENCIONADOR FROXA , ASSIM A CORREIA SOTANDO E PULANDO DENTE DE POLIAS E ACABANDO EMPENANDO VALVULAS .
A QUESTÃO DO REPARO PODE FICAR TRAMQUILO SE FOR FEITO TODO O SERVIÇO NECESSÁRIO NO CABEÇOTE O CARRO VOLTA A FICAR BOM E ATÉ MESMO MELHOR DO QUE ANTES . O SERVIÇO VAI SER ESTE :
*TROCA DE VALVULAS.
*ACENTAMENTO DE VALVULAS NO CABEÇOTE.
*TROCA DE JUNTAS SUPERIOR DE MOTOR .
APROVEITA E JA FAZ UMA DESCARBONIZAÇÃO NO MOTOR!
É ISSO QUALQUER OUTRA DUVIDA ESTAMOS AI.
OBRIGADO PELA VISITA .
Pablo
05/02/2009
Olá! Tenho um gol 16v 98/99 e está no tempo de trocar a correia dentada. Como sei que o mecânico é especialista? Podem me indicar alguém na zona norte de são paulo?
Chel
10/02/2009
Gostei muito das informações aqui prestada,mas não encontrei nada sobre como sangrar ou tirar ar da direção hidraulica.Se puder ajudar,agradeço.Abraços
cristina
01/03/2009
Olha não há a necessidade de sangrar o sistema de direção hidraulica , apenas coloque o fluido hidraulico aos poucos , de deixando uns 15 min. sem funcionar o automovel que o ar vai sair sozinho.
Obrigado pela visita.
Pablo
01/03/2009
Os pistões na verificação do ponto, tem alguma posição a ser verificada. Meu cabeçote foi retificado, como sei qual a posição das polias, ou uma vez sincronizadas conforme as fotos isso basta.
FLRUT
03/04/2009
Preciso tirar todas as velas na hora de sincronizar, pois pelo que vi sincronizei mas o carro ta oscilando demais e gastando pra caramba. Preciso refazer, mas direitinho.
FLRUT
03/04/2009
Deixando conforme as fotos basta , depois de todo o procedimento de umas 2 voltas nas polias pra verificar se realmente está no ponto , pra depois funciona-lo.
Pablo
03/04/2009
QUERO AGRADECER A ATITUDE DE VCS EM COLOCAR O DESENHO DA FORMA DE TROCAR A CORREIA DENTADA DESTE TIPO DE MOTOR PRA GENTE CONSULTAR… TIVE UM PROBLEMA DE CORREIA AQUI E RESOLVI GRAÇAS AO DESENHO…OBRIGADO A TODOS…
DRMOLINHA
30/04/2009
tem como mandar a troca do marea
obrigado
henrique
04/05/2009
tenho um gol 1.0 16v ja rodei 16 mil km com a correia quando presciso fazer a troca. obrigado
fabriciobraga1
19/06/2009
A Troca da correia dentada é recomendada a cada 50.000 Km.
Pablo
20/06/2009