Dez golpes aplicados por mecânicos desonestos

Posted on 02/05/2009. Filed under: Manutenção, Matérias |


Mecânicos mal intencionados são exceção à regra, mas eles existem e estão sempre à espera de consumidores inocentes ou desatentos, na tentativa de arrancar dinheiro por serviços desnecessários ou mal realizados. A boa notícia é que, com apenas alguns conhecimentos básicos, é possível evitar a maioria dos golpes de oficinas, postos e borracharias.

(COMO EVITÁ-LOS)

 

GOLPE

COMO SE DEFENDER

Dizer que é preciso completar o nível do fluido de freio. Pedir para verificar onde está o vazamento. A simples reposição de fluido nem sempre resolverá o problema.
Trocar peças por outras recondicionadas. As peças mais comuns são velas, amortecedores e rolamentos. Vale a pena exigir de volta os componentes que foram trocados, assim como a etiqueta de garantia das peças trocadas
Trocar peças de maneira desnecessária, quando elas ainda poderiam ser usadas por mais tempo. Discos de freio podem ser recondicionados (exceto os ventilados), e as peças da embreagem poder ser trocadas separadamente. A maioria dos câmbios dispensam troca de óleo, e os lubrificantes para o motor podem ser usados por até 30 mil km em alguns casos. Portanto, é recomendável verificar o plano de manutenção no manual do proprietário.
Obstruir o escapamento para impedir que o motor funcione. Esse golpe tem como objetivo forçar a troca da bateria ou do módulo eletrônico do motor. Verifique se há algum objeto impedindo a saída dos gases de escape
Colocar óleo no coletor de escapamento para simular um superaquecimento. O contato do óleo no coletor quente produz uma fumaça azulada, diferente do vapor d’água, de coloração esbranquiçada.
Usar papelão e durepox em serviços de funilaria. Buracos e imperfeições são cobertos por esse tipo de material e depois pintados na cor do carro. Para identificá-los, use um ímã envolvido em uma flanela e passe em toda a carroceria.
Alterar o nível de óleo limpando a vareta de medição. Peça para que a medição seja feita na sua frente para evitar golpes.
Oferecer aditivos ineficazes. Consulte quais são os produtos mais recomendáveis no manual do veículo ou em publicações especializadas.
Soldar o silencioso do escapamento. Caso esteja furado, esse componente deve ser trocado. A simples solda não resolve o problema.
Furar câmaras do pneu e/ou oferecer câmaras de tamanho diferente do pneu Durante a procura por furos, as câmaras podem ser furadas sob a água turva. Evite as borracharias que não oferecem as mínimas condições de limpeza e verifique se a câmara tem tamanho compatível com o do pneu.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: